Nesta semana procurando no meu porta-cd alguma coisa pra ouvir enquanto dirigisse, constatei que precisava adquirir novos cds. Sinceramente, não aguento mais ouvir que "estou apaixonado pelo Senhor", "entra na minha casa (...) mexe com minha estrutura..", (dizem que é o melô dos agentes de saúde). Esse tipo de música gospel já deu o que tinha que dar! Foi legal, interessante, inaugurou um novo tempo na música gospel, mas por favor, precisamos de algo novo!
No meio da agonia, veio à minha mente uma tranquila e doce lembrança de um cantor que comecei a apreciar na minha adolescência na Igreja Batista, João Alexandre! Um cara comprometido com a causa do Reino de Deus e com a qualidade musical. Voz e violão, são sua marca registrada, letras inteligentes e inspirativas. João Alexandre é duro crítico dessa atitude cristã de superficialidade, acredita que a música gospel chegou a um ponto que somente responde a exigências comerciais em que poderosas gravadoras ditam as regras. Vai aí um trecho de uma entrevista que concedeu.
JOÃO: Escandaloso é fazer de minha adoração uma santa libertinagem. E o que é pior, em nome de Jesus! O Espírito Santo jamais humilha nem ridiculariza quem quer que seja, portanto, qualquer manifestação neste sentido é desprovida de verdade e propósitos divinos! Digam o que digam, o Evangelho devolve ao ser humano suas perfeitas faculdades mentais, psicológicas e espirituais. Milagres e maravilhas além de nosso entendimento, nunca “ridicularizam” ninguém, é só olhar para todos os milagres que nosso Mestre Jesus fez! Eles devem vir acompanhados de objetivos e, sinceramente, não vejo nenhum objetivo em certos comportamentos nesse tipo de ministração maluca! Contemplo e me derramo diante de Deus na medida em que ando com Ele, não necessariamente num momento de música ou em um culto congregacional. Louvor é o culto da vida na vida de culto!
João marcou uma geração com músicas como Teus Altares, Essência de Deus e outras. E hoje continua com músicas bonitas e polêmicas como É proibido pensar!
Está à venda o cd João Alexandre 20 anos, em meio a tantas repetições e chatices, vale a pena conferir!